6 jogos para estimular o aprendizado das crianças

0 60

A criatividade é um processo abstrato através do qual somos capazes de “ver” um problema com a mente e com isso, inventar, criar e desenvolver soluções. Conheça 6 jogos para estimular o aprendizado das crianças que são importantes para seu desenvolvimento intelectual.

Todos nós somos criativos, mas a criatividade, como qualquer outra capacidade pode ser desenvolvida a partir de  infância , com   atividades  e jogos projetados especificamente para este fim, e isso é muito importante para ajudar os pequenos a serem mais criativos.

Ao se tornarem pessoas que cujo pensamento divergente é mais desenvolvido, as crianças podem adquirir a autoestima positiva, eles têm mais confiança em si mesmos, além da percepção que se desenvolve a cerca de uma grande capacidade intuitiva, imaginação, entusiasmo e curiosidade intelectual que otimizam o processo de aprendizagem.

A  criatividade é, portanto, uma forma de abordar a vida. E para que você possa estimular seu desenvolvimento com seus filhos e filhas, deixamos uma pequena lista de atividades lúdicas com as quais, além disso, elas se divertem muito.

Jogos que estimulam o aprendizado das crianças

O provérbio alternativo

Pense em todos os ditos que lhe ocorrem como: “Melhor um pássaro na mão do que dois voando”, “Quem com ferro fere” … e escreva a primeira parte do ditado em uma folha.

Em seguida, coloque todos os papéis em uma bolsa, cada jogador terá que escolher um papel e terá 15 segundos para sugerir um fim. A diversão do jogo é incentivar as crianças a encontrar finais divertidos e originais.

Você não sabe

Uma adaptação para o jogo anterior, para crianças mais novas, é usar poemas infantis ou canções bem conhecidas por elas. Você canta ou lê a primeira parte do verso e pede que a criança componha a segunda parte por meio de suas próprias rimas.

História com um desenho

Mostre à criança um desenho simples, pode ser a ilustração de um livro não conhecido por ele. Peça-lhe para imaginar o que o personagem está fazendo e para construir uma história a partir do desenho. A história deve incluir personagens que não aparecem no desenho, o que o personagem estava fazendo antes e como a história terminará.

Chuva de perguntas

Usando um desenho ou uma ilustração em que um personagem central aparece, a criança deve considerar o maior número possível de questões relacionadas a ele. Deixe sua engenhosidade correr e faça todas as perguntas possíveis. Veja se a criança usa diferentes categorias de perguntas, tais como: emoções, personalidade, família, a quem ele é dedicado, personagens que não aparecem no desenho, sua aparência física, etc.

E o que é isso?

Escolha vários objetos diferentes, como: uma colher, um chapéu, um livro. Então, por sua vez, cada jogador deve mencionar um uso diferente do objeto. O normal é começar com um uso normal e fácil, mas incentive a criança a usar a criatividade e a encontrar outros usos diferentes e mais exclusivos, mas não práticos.

Tempestade de ideias

Tire proveito de qualquer problema apresentado à criança ou a um livro em que um problema esteja sendo levantado, para iniciar este método criativo que consiste nas seguintes etapas:

1º Sinta o problema como um desafio

2º Reconhecer qual é o problema real

3º Criar soluções alternativas: quanto mais ideias melhores, sem qualificá-las como absurdas ou extravagantes.

4ª avaliação de ideias

5ª Preparação para colocar as ideias selecionadas em prática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.