3 dicas para não errar na compra do material escolar
Ano novo e nos deparamos com novos compromissos. Um deles é o estudo. Aliás, dicas para material escolar seriam bem-vindas, não é mesmo?
Sabe aquela expectativa das crianças com o início das aulas e a iminência da compra dos materiais para o ano letivo? Pois é… esse é um dos temores e fatores que os pais devem se programar todos os anos para encarar.
Afinal, o início do ano tende a ser uma data que pode bagunçar bem as finanças das famílias. Não só com o surgimento de cobranças tradicionais, como o IPTU, mas também com os valores de matrícula e materiais escolares.
Com apertos no orçamento, muitas vezes influenciados por menores ganhos salariais (tempos de férias), podem gerar sérias dores de cabeça. Portanto, porque não se planejar, para poder ter menos surpresas nessa época? Esse artigo te mostrará a seguir algumas dicas para material escolar e como gerenciar isso.
Economia na compra de materiais
Muito importante, ao falarmos de dicas para material escolar, é, primeiramente, termos a lista de materiais em mãos. Com ela, temos a segurança de que não faltará nada a se comprar, dentro das necessidades da criança e especificadas pela escola.
Se focarmos na economia que podemos ter ao comprar materiais escolares, verificamos algumas ações que podemos realizar para obter uma série de vantagens, como:
- Pesquisa de preços – é ideal, certamente, buscar conhecer as variações de preços para os itens da lista. Sejam eles através de busca online em lojas na internet, como também por lojas físicas. Prefira sempre lojas especializadas, como papelarias, onde você tende a encontrar tanto preços mais competitivos, quanto todos os itens da sua lista, normalmente.
- descontos em pagamento – se você dispor de dinheiro, opte pelo pagamento à vista. Esta condição, aliás, permite bons resultados, com redução no valor final a ser pago.
- crianças acompanhando as compras – procure, se possível, não levar as crianças consigo na hora de realizar a compra. Dessa forma, você poderá focar no melhor custo-benefício, e apenas nos itens necessários e que constam na sua lista.
- qualidade dos itens – não vá apenas pelo preço do produto, bem como não considere comprar apenas pela marca. Pense em um item que possua qualidade, pois, mesmo que seja um pouco acima da média, o mesmo pode ser reaproveitado por mais tempo do que apenas um ano. Isso gera, dessa maneira, uma potencial economia em futuras compras.
Como otimizar a sua lista de material escolar
Além das dicas para material escolar para conseguir economizar nas suas compras, trazemos aqui alguns pontos de otimização.
São, dessa forma, algumas sugestões sobre como você pode cortar alguns custos, ao analisar mais profundamente a lista de material escolar.
Quer saber como? Então veja esses pontos logo mais abaixo:
- Reaproveite materiais anteriores – a dica, aqui, é para que você aproveite os materiais que já foram comprados. Com o intuito de reduzir custos, você pode reaproveitar itens que ainda estejam em ótimas condições de uso. Itens estes que foram comprados, por exemplo, no ano letivo anterior.
- Fale com outros pais – alinhe com outros pais de alunos para realizar compras em conjunto. Vocês podem conseguir valores interessantes ao comprar grandes volumes, pois os materiais serão os mesmos para todos.
- Pensando na aquisição de livros – em muitas listas, há a necessidade da compra de livros. Nossa sugestão é para buscar essas opções em sebos, ou com pais/alunos que utilizaram em anos anteriores. Atentar-se, entretanto, para o bom estado de conservação e a edição que a lista, muitas vezes, exige.
Dica extra: provisões e planejamento durante o ano
Para deixarmos mais algumas dicas para material escolar, deve-se pensar na capacidade financeira.
Em casos de não haver dinheiro para pagamento à vista, pode-se pensar em compras parceladas, bem como na compra de itens durante o ano. Nesse caso, dividindo o volume da lista em determinados meses.
Da mesma maneira, pode-se decidir por aproveitar o desconto à vista. Além da dica de pechinchar, você pode proceder com a compra dos materiais entre novembro e dezembro. Nessas épocas, você tende a encontrar melhores preços dos produtos.
Conclusão
Conforme mostramos, vivenciamos uma série de compromissos durante o ano. Muitos deles, porém, aparecem sempre ao iniciarmos ele. Por isso, é fundamental planejarmos nosso orçamento para poder trabalhar da melhor forma.
Uma vez que são gastos que, muitas vezes, são inevitáveis, mostra-se muito importante ter noção do que teremos pela frente.
Com isso, poderemos levantar os valores para cada compromisso e, eventualmente, fazendo divisões dos gastos para outros meses, sempre que possível e for interessante para disseminar o custo por alguns meses.
Esperamos que, com essas dicas para material escolar, você possa tomar decisões que vão ao encontro de seus objetivos. Sempre levando em consideração, ademais, sua condição financeira e como esses gastos podem ser otimizados e alocados no orçamento, de modo a poder honrá-los.