11 brincadeiras para crianças desenvolverem a coordenação motora
As brincadeiras representam boa parte do desenvolvimento na infância e saber aplicá-las da forma correta acarretará no auxílio dos muitos sentidos das crianças, inclusive, da coordenação motora.
Existem variadas formas de desenvolver a coordenação motora com brincadeiras simples e fáceis que todos podem exercer até mesmo em casa, fazendo parte do crescimento dos seus filhos.
Muitas dessas brincadeiras foram criadas também para exercitar o vínculo entre pais e filhos. Conheça então 11 brincadeiras para crianças desenvolverem a coordenação motora.
1- Circuito de pés
É um jogo bem simples que qualquer criança adoraria brincar. Basta imprimir em folhas de papel e espalhar pelo chão formando um pequeno circuito virado para diferentes lados.
O desafio para a criança é caminhar seguindo os pézinhos no papel. Parece simples, mas, esse jogo tem a função de ajudar a desenvolver coordenação motora e o equilíbrio dos pequenos.
2- Jogo das letras
Outra brincadeira divertida é o jogo das letras, onde você escreve algumas letras em copos de plástico e os posiciona a uma determinada distância da criança. Já longe, entregue uma bola para ela e diga para ela chutar a bola e acertar determinada letra.
Além de auxiliar na coordenação motora, essa brincadeira também é boa para o aprendizado das letras para as crianças que recém começaram a aprender a ler e escrever.
3- Amarelinha diferente
Esta brincadeira eu mesmo achei muito bem bolada e divertida e aposto que as crianças que ainda não brincaram vão amar.
A brincadeira é simples: desenhe uma amarelinha comum no chão e, ao lado de cada quadrado, posicione uma bola de um lado e um pote de iogurte do outro (a bola deve ter o tamanho certo para entrar no potinho).
O desafio é, sempre que a criança pular para um quadrado ela deve pegar a bola e colocá-la dentro do pote. Simples assim. Essa brincadeira trabalha com a coordenação motora geral e auxilia a criança a identificar seu lado dominante.
4- Encaixe
Essa brincadeira já existe há algum tempo e é ótima para o desenvolvimento da coordenação motora, identificação de cores e formas variadas e a percepção espacial, eu mesmo brinquei muito na escola quando era pequeno.
O brinquedo em si pode ser feito facilmente com papelão e E.V.A, use sua criatividade para fazer algo realmente divertido, com várias formas e cores.
5- Bate-bate
Essa outra brincadeira é destinada à coordenação motora e é bem simples. Tudo que você vai precisar é um rádio com músicas infantis que as crianças gostem.
Com elas já prestando atenção, inicie música e as mande bater palmas e os pés em velocidades diferentes. Quando a música acabar todos devem parar de bater.
6- Pintando o algodão
A ideia desta brincadeira é fazer a criança se desenvolver pintando. Apenas o ato de pintar já seria um bom estímulo para sua coordenação motora, mas, aqui também é exercitado a criatividade.
Para isso você vai precisar de algodões, água com corante de várias cores e um pincel. A proposta é pintar o algodão no formato do personagem, por exemplo, a barriga de um elefante ou um peixinho.
7- Colagem e recorte
Simples e fácil, feita para trabalhar a coordenação motora fina das crianças. Essa brincadeira consiste em recortar folhas em formatos diferentes e colá-los em uma superfície. Você pode ajudá-lo a criar paisagens ou deixar que sua criatividade tome conta.
Lembre-se de garantir a segurança dos pequenos, nada de tesouras pontudas.
8- Vivo ou morto
Outra brincadeira antiga, mas muito divertida é o vivo ou morto. Ela faz parte das atividades para desenvolver a coordenação motora grossa, fazendo a criança se movimentar enquanto se diverte.
9- Jogo do balão
Uma brincadeira divertida e capaz de prender seu filho por horas a fio. A proposta é exercitar a atenção e a coordenação motora. para realizá-la, basta ter balões e um lugar seguro para a criança brincar.
Encha o balão e jogue para cima, em seguida diga para a criança ficar batendo no balão com as mãos evitando que ele chegue ao chão.
10- Dedoches
Essa brincadeira me chamou muita atenção por ser diferente e divertida, visando exercitar a criatividade ao mesmo tempo que a coordenação motora.
É um processo em duas etapas, a primeira é a confecção dos bonequinhos onde os pais devem ajudar, mas sem interferir na criatividade dos filhos.
Tente fazer com que os bonequinhos sejam do mesmo tamanho dos dedinhos dele. Você pode usar retalhos de tecido, barbante, canetinha e o que mais encontrar para criar diversas carinhas. Na segunda parte você vai usar esse bonequinho para contar uma história divertida.
11- Alinhavo
Eu nunca havia visto essa brincadeira até encontrá-la, mas, é ótima para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças, além de ser uma ótima ocupação de tempo e, claro, ser muito divertido.
É simples, basta recordar uma imagem que seu filho goste em um papelão, cartolina ou um papel que não rasque fácil, faça furinhos nas bordas e está pronto. Entregue um barbante à criança e peça para ela passá-la por todos os furinhos do desenho.