Conjuntos para bebê: tipos, melhores tecidos, como higienizar
Os conjuntos para bebês são peças essenciais para montar um enxoval e guarda roupa do seu pequeno. Você pode encontrar peças para os dias mais quentes ou mais frios do ano. A única recomendação é saber escolher o tecido, tamanho e peças ideais de acordo com a idade do seu filho.
Quais os tipos de conjuntos para bebê?
Atualmente, existem tantas roupas para bebês: vestidos, blusas, macacões, chapéus, mijão, luvas, sapatinhos, etc. e todos precisam ter o melhor tecido para garantir o conforto e bem estar do seu pequeno. Portanto, é recomendável evitar tecidos pegajosos, escorregadios ou que não respiram.
Os tipos de conjuntos para bebê mais indicados são esses:
Body e calça
Os bodys com mijão são roupas muito confortáveis porque são basicamente iguais aos pajamas, os quais podem ser usados todos os dias. É fácil de colocar e tirar.
Nos primeiros dias de vida será a peça de roupa que o bebê mais usará, por serem peças práticas e com fecho de botões, o que facilita na hora da troca, além de aquecer o pequeno que sente mais frio em seus primeiros meses de vida.
Você pode ter certeza de que usar essas roupas fará com que seu bebê se sinta confortável.
Calça e camisetas de manga longa
Mijão são calças que têm cintura elástica para ficarem confortáveis para o bebê, os quais ficam perfeitos num conjunto com camisetas de manga longa. São diversas opções, as quais podem ser usadas em diversas ocasiões.
Camisetas de manga curta e shorts
As camisetas são uma peça básica de roupa que seu bebê usará com frequência nos primeiros meses de vida. Recomendamos comprar camisas com muito espaço na região do pescoço, a fim de evitar o desconforto e não ficarem apertadas demais.
Há diversos conjuntos de roupas para bebês com camisetas de manga curta e shorts, para os dias mais quentes do ano.
Camisetas e saias
As camisetas e saias são peças indicadas para os dias mais quentes do ano, a fim de promover o conforto e bem estar da criança. Essas peças podem ser usadas a partir do segundo mês de vida. São diversas as opções de conjuntos com cores e estampas que vão deixar a sua pequena ainda mais bonita.
Camisetas e jeans
O jeans é uma peça que pode ser utilizada a partir do terceiro mês, mas com cautela. Algumas bermudinhas para meninos e saias para meninas, são vendidas em conjunto para bebê com camisetas e regatas.
Tamanhos x idade de conjuntos para bebê
Depois que seu bebê nascer, você notará que ele cresce rapidamente e você tem que mudar constantemente o tamanho de suas roupas. Por esse motivo, é recomendável ter roupas de tamanhos diferentes para trocar à medida que vão crescendo.
Quanto ao tamanho que seu filho precisará nas primeiras semanas, recomenda-se que ele use roupas que fiquem entre 0 a 1 mês e entre 1 a 3 meses.
Normalmente, você encontra conjuntos para bebês no mercado, de acordo como tamanho ou idade.
Por exemplo, as peças em tamanho RN são indicadas para bebês no primeiro mês de vida, as de tamanho P para os 3 primeiros meses de vida, o de tamanho M a partir do 3º ao 6º mês, depois dessa fase as peças em tamanho G são as mais utilizadas.
Ao completar um ano de idade, você já começa a se deparar com peças indicadas de acordo com a idade, por exemplo, tamanho para 2 anos, 4 anos, 6 anos e assim por diante.
Por que comprar conjuntos para bebê?
Os recém-nascidos têm pele muito sensível e não conseguem regular a temperatura, por isso as mães se preocupam muito com as roupas, especialmente se for o primeiro filho.
É importante prestar muita atenção às necessidades do bebê, especialmente quando se trata de escolher os tecidos para bebês.
Comprar conjuntos para bebê, além de ser prático e mais barato, permite que o seu pequeno use peças de qualidade, de acordo com suas necessidades. Uma das vantagens de comprar essas peças é que as mesmas já são vendidas de forma adequada para uso.
Como higienizar conjuntos para bebê
Ao higienizar conjuntos para bebê, o mais importante a lembrar é que as roupas devem ser lavadas antes de usá-las pela primeira vez. Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao lavar as roupas do seu bebê:
· Verifique a etiqueta da roupa para obter instruções de lavagem. Isso o ajudará a entender o material e como ele reage à lavagem.
· Preste atenção ao tipo de detergente que você usa. É aconselhável usar um produto orgânico ou neutro. Se possível, use um sabonete não químico especialmente desenvolvido para bebês.
· Previamente, mergulhe em água. Se o material permitir, a pré-imersão em água quente matará muitos germes.
· Lave as roupas do seu bebê separadamente das outras pessoas da família. Dessa forma, as bactérias de outras roupas não são transferidas para a roupa do bebê, principalmente nos primeiros meses em que são mais sensíveis.
· Mergulhe em água morna após a lavagem para enxaguar bem. Isso garantirá a remoção de detergentes e outras bactérias alérgicas.
· Seque ao sol, pois a luz solar pode agir como um desinfetante natural.
Quanto custa em média conjuntos para bebê?
O valor dos conjuntos para bebê depende de diversos fatores, mas há lojas com preços e condições especiais de pagamento, as quais oferecem produtos de qualidade e com confiança.
Ideais de conjuntos para cada ocasião
Ao saber como escolher os conjuntos de bebê, de acordo com o tecido para cada estação do ano, fica mais fácil decidir qual peça utilizar de acordo com cada ocasião, pois você mesma pode definir quais peças seus filhos vão usar, levando em consideração o conforto que as mesmas proporcionam.
Para vestir uma criança é preciso ter em mente que o conforto é mais importante do que a aparência, mesmo que a peça seja muito linda, é preciso identificar se a mesma proporciona bem estar.
Melhores tecidos para conjuntos de bebê e temperatura
Os melhores tecidos para conjuntos de bebê e temperatura são:
Algodão
A maioria das roupas que você encontrará é feita de algodão, porque é a escolha mais popular para roupas de bebê e criança. Este tecido é hipoalergênico, altamente absorvente, barato e macio.
Os bebês costumam ter alergias ou problemas de pele, devem evitar os tecidos de fibras sintéticas ou tecidos ásperos, os quais podem agravar essa situação.
Portanto, usar algodão é uma forma segura de garantir que os bebês fiquem confortáveis, mesmo que tenham a pele muito sensível.
Também é um material ideal para o verão, pois se o seu bebê suar, o algodão vai absorver o líquido e evitar que ele se sinta desconfortável.
Algodão orgânico
O algodão orgânico é um tecido que não contém produtos químicos ou aditivos sintéticos. Geralmente é um tecido muito mais seguro para a pele do bebê. Roupas orgânicas podem ser um pouco mais caras, mas é uma maneira de garantir que seu bebê fique protegido e confortável.
Os dermatologistas recomendam materiais naturais para bebês com problemas dermatológicos ou doenças de pele. O algodão orgânico é a melhor opção para o recém-nascido com dermatite atópica.
Dralon
Dralon é uma fibra acrílica fiada a seco e úmida. É muito semelhante ao fio de algodão e é muito adequado para qualquer tipo de pele. Esse material é utilizado em diversos itens, desde móveis para áreas externas a roupas de bebê e criança.
É especialmente adequado para bebês porque é muito macio ao toque. Este tipo de tecido permite que as roupas fiquem leves e quentes, para que o bebê não sinta frio.
Também pode proteger as crianças dos raios solares. Desta forma, quando o bebê não está acostumado com o ambiente externo, podemos evitar a vermelhidão de sua pele.
Um dos aspectos mais positivos é que se trata de um tecido hipoalergênico, ou seja, não há casos conhecidos de alergia a esse tecido. Mesmo na pele das crianças que é mais sensível e frágil.
É importante destacar que este material é muito durável e resistente ao desgaste, por isso não tem concorrência no mercado. No entanto, o dralon precisa de cuidados especiais:
- Recomenda-se lavar com água fria.
- Você deve usar detergente neutro e não usar alvejante em nenhuma circunstância
- Esfregar suavemente é recomendado.
- Evite pendurar esse tipo de roupa exposta ao sol, especialmente nas brancas.
Lã
A lã é um tecido de referência para vestuário exterior, como cobertores ou camisolas. A lã seca rapidamente e é extremamente macia, tornando-se um material perfeito para bebês. Além disso, este material é fácil de lavar e resistente a manchas.
Se procura pijamas de inverno ou agasalhos, a lã é uma boa opção para pessoas de qualquer idade, principalmente para bebês.
Este tecido tem um toque muito macio e uma longa vida útil. Para crianças pequenas, a durabilidade costuma ser a prioridade número um. Além disso, é fácil de limpar e manter.
Veludo
No inverno, podemos escolher conjuntos de veludo. É uma alternativa à lã, pois absorve a umidade e mantém o corpo aquecido. Ao contrário da lã, o veludo seca rapidamente e é mais simples de lavar.
Em suma, existe uma grande variedade de tecidos adequados para roupas de bebê e criança. Segurança e conforto devem ser sempre a prioridade na escolha do material para roupas de recém-nascidos.
Para o uso diário, recomendamos tecidos de algodão e dralon que sejam confortáveis, seguros e fáceis de lavar.
Posso compor ou misturar conjuntos para bebê?
Claro que sim, caso não encontre conjuntos para bebê de acordo com o que deseja, há a possibilidade de comprar peças separadas e montar o seu próprio conjunto, o que pode fazer com que o preço seja mais barato.
O único cuidado é adquirir peças de acordo com o tecido ideal para o seu pequeno, a fim de evitar alergias e desconforto.