Jogos de tabuleiro que estimulam o cérebro

0 49

Você sabia que os jogos de tabuleiro que estimulam o cérebro podem ser muito divertidos? Essas opções não podem faltar no repertório de jogos da criançada. São entretenimentos inconfundíveis e que fazem bem à toda a funcionalidade mental!

Celular na mão e olhos vidrados durante horas. Essa é a realidade de muitas crianças hoje em dia! Com a variedade de jogos que temos hoje nos aparelhos, boa parte da criançada acaba não conhecendo alguns jogos “das antigas”. Aliás, até mesmo os adultos estão cada vez mais hipnotizados pelo efeito da tecnologia, não é verdade?

Na contramão do desenvolvimento, algumas escolas e empresas estão investindo em “momentos offline” e retornando o incentivo e a utilização de jogos tradicionais para exercitar o nosso cérebro.

jogos de tabuleiro estimulam o cérebro 2

Jogos de tabuleiro estimulam o cérebro

Os jogos de tabuleiro podem ser uma excelente ferramenta para exercitar habilidades, liderança e treinar o cérebro para o raciocínio. Além de lúdicos, os jogos de tabuleiro são uma boa alternativa para trabalhar o nosso lado cognitivo e acelerar nossa aprendizagem. Ah, não podemos esquecer que eles são muito divertidos e proporcionam momentos inesquecíveis de interação entre as pessoas.

 Preparamos algumas dicas de jogos de tabuleiro que estimulam o cérebro. Agora é só encontrar uma turma e matar a saudade dos velhos tempos em que bastavam uma mesa e um bom jogo para garantir a diversão.

Dama

O jogo pode ser praticado com um tabuleiro de até 100 casas. Importante destacar que o jogo tem regras diferenciadas conforme a região do Brasil.

Xadrez

É um jogo muito popular em todo o planeta. Exige habilidade de pensamento e combinação de estratégias. Para se ter uma ideia de como esse jogo é antigo, estudos datam que o xadrez já era jogado no século XV.

War

Os jogadores conquistam territórios e defendem seus exércitos. Pode render horas e horas de estratégias e concentração. Uma excelente opção um grupo maior de jogadores.

Gamão

Atenção e habilidade matemática são uma das exigências necessárias para se dar bem no gamão. É um ótimo jogo para exercitar o cérebro.

Trilha (ou moinho)

Um jogo que imita o famoso jogo da velha e faz os jogadores moverem as peças em quadrados do tabuleiro. Ganha quem restar com menos peças ao final do jogo.

Ludo (furbica)

O jogo é bem dinâmico e objetiva dar uma volta inteira no tabuleiro com as pecinhas do jogo.

Scrabble

Um dos jogos  americanos mais conhecidos! O objetivo é forma palavras de acordo com letras disponibilizadas para os participantes.

Banco Imobiliário

Esse é muito famoso, não é verdade? O jogo consiste na venda e compra de imóveis. Ganha aquele jogador que conseguir evitar a falência e que  também consiga adquirir mais bens.

Jogo da Vida

Os jogadores vão avançando casas e passam por desafios da vida real. Aluguel, casamento, casa pegando fogo! É um dos jogos mais populares no Brasil.

Catan

O jogo funciona com a simulação da construção de cidades. Estratégia e muita atenção são necessárias para se dar bem no Catan.

Baralho

Esse jogo dispensa apresentações, não é verdade?  São inúmeras as possibilidades de jogos que o baralho pode proporcionar.  Você pode, inclusive, se divertir sozinho em uma interessante partida de Paciência.

Para se ter uma ideia de como essa mania vem voltando nos últimos tempos, já existem até bares especializados em oferecer jogos de tabuleiro para exercitar as habilidades cerebrais.

Dicas finais

Estudos destacam que os jogos tradicionais podem trazem muitos efeitos positivos para a nossa mente. Os pesquisadores dizem que eles são responsáveis por fazer uma verdadeira  “ginástica” no cérebro.

Assim, os jogos que exigem mais de dois jogadores podem proporcionar importantes momento de interação que estimulam os neurônios. Os jogos são indicados paras crianças, adultos e até mesmo para os idosos, já que contribuem de forma efetiva para a memória, raciocínio lógico, agilidade e atenção. Uma brincadeira muito saudável para todas as idades.

Então,  que tal juntar a turma e escolher um bom joguinho de tabuleiro?  Além de benefícios para o cérebro, será um momento de muitas risadas e diversão. 

Que tal a gente apostar em momentos mais desconectados das redes sociais e da internet e tentar ficar mais próximos de quem a gente gosta? Opções de jogos é que não vão faltar! Gostou? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.