Conheça 4 benefícios da música na aprendizagem das crianças

0

Sem contraindicações, a música é uma excelente aliada no processo de aprendizagem das crianças. Seja no batuque de um pandeiro, em uma brincadeira com um berimbau ou até nos toques rápidos em uma bateria. A música atrai a atenção dos pequeninos e pode ser uma aula com grandes resultados logo nos primeiros anos de vida.

Ao influenciar o seu filho a ser introduzido na musicalidade, certamente ele vai colher muita coisa boa na vida. Quer saber algumas? Então veja quatro que selecionamos especialmente para você!

Acelera a expressão corporal

Ao bater palma, acompanhando as notas de uma música, certamente o seu filho vai movimentar o corpo. A música pode ser utilizada em brincadeiras, desenvolvendo a elasticidade, o raciocínio, ou seja, acontece uma evolução na parte motora e músculos.

Assim, o aprendizado de música auxilia na expressão corporal e ainda faz com que os pequeninos fiquem mais criativos. Outro ponto positivo é na comunicação, principalmente antes dos oito anos de idade.

Deixa a linguagem mais rica

Ao cantar, ouvir sons e se interessar pelo universo da música, as crianças terão mais facilidade para pronunciar as primeiras palavras. Isso porque terão qualidade no ouvir, tendo impacto direto no vocabulário que se forma de acordo com as influências do meio.

Dessa forma, o entendimento das palavras ficará mais natural tão quanto a fala graças à influência da música nos processos cognitivos dos pequeninos.

Ajuda na socialização

Aprender música é um processo que faz com que a criança fique mais sensível. Além disso, geralmente as aulas são em grupo ou as brincadeiras com musicalidade. Com isso, a socialização torna-se mais um aspecto positivo, principalmente em uma realidade em que os jogos eletrônicos dominam o tempo dos pequeninos.

Portanto, não deixe de investir nesse bom estímulo que combate o individualismo, sendo um excelente meio para auxiliar na formação do ser humano.

Melhora a memória

Seja ouvindo ou tocando um instrumento, a música também age no córtex cerebral, ou seja, é um método comprovadamente benéfico no processo de aprendizado. Dessa forma, a memória do seu filho estará sendo beneficiada. Outro ponto positivo é que a música contribui para a criança ter mais controle das emoções.

Ao cantar, elas guardam as letras e até as danças, trabalhando a memória de uma maneira bem natural. Portanto, não deixe de pensar seriamente em matricular o seu filho em uma escola de música ou em algum projeto que tenha a musicalidade infantil como objetivo.

Outra dica é estimular as crianças no próprio ambiente familiar com boas músicas ou instrumentos, abrindo um caminho de possibilidades para os
futuros adultos.

Viu como a musicalidade infantil é extremamente importante? Ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.